PALESTRA CANCER DE COLO DO ÚTERO

Ribamar Oliveira • 2 de julho de 2022

O MCVE, conforme plano de ação, pautou a missão de realizar uma palestra expositiva sobre câncer de colo de útero.

PALESTRA CANCER DE COLO DO ÚTERO


Organização: Equipe do Centro de Formação Awa’ré

Francisca Vaz – Psicopedagoga/ Coordenação Awa’ré

Ribamar Oliveira – Educador

Elias – Manutenção

Joel - Oficina de Futebol

Sabrina – Oficina de Violão


BREVE PARTILHA E RELATO


Comida, é o título da música dos Titãs, me sinto assim, com fome do saber. Essa sintomática necessidade desperta sempre quando estou numa rodada de conversa que me deixa em saudade e com gostinho de quero mais, pois...


“A gente não quer só comida

A gente quer saída para qualquer parte

A gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão, balé


A gente não quer só comida

A gente quer a vida como a vida quer

Bebida é água, comida é pasto

Você tem sede de quê? Você tem fome de quê?”


E foi desta forma, com o compromisso de promover a vida e fortalecer a humanização do Sistema Único de Saúde, que a gestão do Centro de Formação Awa’ré/ MCVE, conforme plano de ação, pautou a missão de realizar uma palestra expositiva sobre câncer de colo de útero. A atividade aconteceu na tarde de 27 de junho de 2022 e contou com a participação de 35 pessoas.

O evento idealizado por Francisca Vaz, planejado em conjunto pela equipe de trabalho do centro de formação, com apoio da Coordenação do MCVE, contou a boa contribuição da Dra. Sirleide, clínica geral, da enfermeira Elenice e de uma agente de saúde.


Durante a exposição, Dra. Sirleide expos sobre os processos históricos, as causas, os sintomas e diagnostico, mas, sobretudo, enfatizou sobre os cuidados que as mulheres devem ter com sua saúde e que precisam se empoderar sobre o combate ao câncer de colo de útero, realizando a prevenção necessária.


Foi um rico momento em que as mulheres receberam informações uteis que ajudam a humanizar e combater a desinformação. Estavam presentes mulheres, jovens e adultas; mães e adolescentes, que frequentam as atividades no Centro de Formação.


Assim, por hoje, e sempre! Como MCVE, vamos juntos e em unidade fortalecendo a mesma causa, o pulsar da vida, e “vida em abundancia!”; esperançando estamos na luta; realizando ações de atendimento aos mais vulneráveis que vivem lá onde o Estado não tá, não chega.

Ali, acolá estamos nós, promovendo, reaprendendo e compartilhando sabedorias que vão de encontro a outros tantos saberes populares, pois o povo não quer só comida; o povo precisa de saúde, educação, trabalho, pão e paz.


Por isso é que combater o câncer do colo de útero, também implica que a cidadania das mulheres, de forma especial das mulheres pobres, seja de fato respeitada. E que o sistema seja cada dia mais próximo do povo.

Na redução de filas e do tempo de espera, na ampliação do acesso ao SUS, com atendimento acolhedor e resolutivo baseado nos critérios de risco (vulnerabilidade, gravidade e risco), implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo,

garantia dos direitos dos usuários.


Desta forma, vamos seguindo a canção,


Ribamar Oliveira.

Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.
Por Janiel Cundes 10 de junho de 2025
A Campanha Faça Bonito celebrou seu 25º aniversário durante esses três dias de seminários
Por Janiel O. Cundes 3 de junho de 2025
A intervenção concentrou-se nos cuidados com a saúde mental, tendo como público-alvo os colaboradores e voluntários da Instituição
Por Janiel Cundes 26 de maio de 2025
O MCVE realizou um momento inesquecível de despedida, repleto de homenagens e emoção.