Nossos projetos

Alguns dos Projetos Desenvolvidos

Atividade Lúdica e de Cidadania

Este projeto visa atender crianças de 4 a 12 anos e tem como objetivo desenvolver atividades sócio pedagógicas para que sejam transformadores de suas vidas, com atitudes que promovam a cidadania, dignidade e protagonismo infanto-juvenil. De maneira lúdica, é incentivada a expressão, interação, aprendizado, sociabilidade e proteção social.

As atividades proporcionadas à luz da pedagogia e psicologia são, por assim dizer, o regar na existência do Ser Humano, buscando no fundo deste Ser, todas as suas potencialidades, quebrando, por vezes, a herança familiar de violência, negligência, tornando-os assim, capazes de transformarem suas vidas.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto foi baseada nas teorias de Paulo Freire, Piaget e Maria Montessori, partindo das necessidades das crianças e adolescentes, realizando atividades semanais. Com as educadoras, são feitos planejamentos mensais valorizando a ludicidade e os conhecimentos populares para que as crianças e adolescentes possam sentir-se incluídos e respeitados na forma de expressarem-se no mundo, com o propósito de prevenir contra as vulnerabilidades sociais.

São buscadas maneiras para que ocorra o processo de assimilação dos conteúdos, para tal são utilizadas rodas de conversa que possibilitam a primeira interação com as crianças sobre a temática, procurando sempre motivá-los a falar; desenhos e pinturas; sejam livres ou direcionadas, em que a criança aprenda de forma prazerosa os conteúdos. A arte engloba todas as concepções, expressões e a sensibilidade do ser humano de como ele permite expressar uma ideia ou emoções.

Os textos dirigidos estimulam a produção textual, valorizando o papel do ser humano na sociedade, uma vez que é por meio de enunciados escritos que o indivíduo pode interagir em seu ambiente social. Na confecção de cartazes, é trabalhado de maneira a motivar o espírito de equipe, valorizando o potencial de cada criança na exposição e explanação dos seus trabalhos, fomentando a autoestima.

A Mediação de Leitura proporciona momento de conhecimento sobre o tema trabalhado; já durante as Atividades de Recreação, há a aprendizagem sobre todos os domínios do desenvolvimento. Brincando, ela estimulará sentidos, aprenderá a usar os músculos, coordenará melhor a visão, adquirirá novas habilidades para melhor interpretar o mundo no qual está inserida.

Todos os dias, no projeto, é oferecido às crianças um momento após o lanche para que elas brinquem umas com as outras, a fim de que também as mesmas construam o processo de socialização.

Essas ações iniciam a partir do mês de janeiro, com a busca ativa por crianças em situação de vulnerabilidade social, por meio de um calendário previamente planejado pelas educadoras sociais. A partir das visitas, são analisados os dados, buscando-se atender aqueles e aquelas que mais necessitam dos serviços. As atividades lúdicas e cidadania acontecem de terça a sexta-feira, resguardando as segundas-feiras para a construção do planejamento mensal, visitas domiciliares, formação e avaliação.

As atividades realizadas têm como propósito possibilitar às crianças e adolescentes o desenvolvimento da leitura e da escrita de forma lúdica e artística. Com a inserção de temas transversais. Como atividade extraclasse, são realizados passeios culturais com o intuito de oferecer momento de entretenimento para as crianças ao mesmo tempo em que aprendem sobre a cultura regional.

As famílias participam desse processo de aprendizagem por meio das participações em encontros de fortalecimento dos vínculos, proporcionando formações sobre “Educar sem violência” como forma de construir a paz na família, além de temas importantes para a compreensão do desenvolvimento das crianças e sua proteção, por meio da facilitação dos profissionais de psicologia e serviço social, que acompanham os relatos das educadoras e das famílias. Ainda, as famílias participam de grupos terapêuticos como forma de obter ajuda emocional diante das suas fragilidades. São intervenções utilizadas para promover a saúde mental e emocional, sendo resultado das visitas domiciliares, quais se identificou o crescente índice de mulheres com sintomas depressivos e de ansiedade, refletindo na qualidade das relações familiares. 

Projeto ESPERANÇAR

O Projeto “Esperançar: Vida e Acolhida” estruturou-se a partir de uma emenda parlamentar de autoria do Deputado Federal José Ricardo, fomentada junto à Secretaria Estadual de Assistência Social - SEAS, no ano de 2020. Teve como ponto de partida as diversas ações realizadas pela Instituição junto à população em situação de rua no contexto pandêmico. Durante o pico da pandemia, o MCVE acolheu diariamente esse público, ofertando banho e higienização, ainda, encaminhamentos e orientações com o foco na mitigação do contágio pelo novo coronavírus. Esse trabalho foi realizado pela equipe de abordagem social, que, de forma genuína, atendeu e caminhou junto às pessoas que nada tinham como suporte e proteção. Assim, o Projeto Esperançar foi instituído como forma de atender à necessidade de continuar com esse trabalho especializado, dando suporte ao Projeto Ação de Rua - Abordagem Social - desenvolvido pela Instituição. Tem como proposta qualificar os serviços de abordagem social, por meio da oferta de higienização, limpeza, alimentação e escuta qualificada para as pessoas em situação de rua, propondo acompanhamento socioassistencial dos casos, sobretudo o trabalho em rede. Tem como público-alvo: famílias, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos em situação de risco pessoal e social que utilizam os espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência, identificados na Zona Norte da Cidade de Manaus. Tem como meta ofertar serviço de higiene pessoal e alimentação às pessoas em situação de rua, 03 dias na semana, serviços de escuta qualificada e encaminhamento dos casos aos serviços ofertados pela rede socioassistencial. O espaço do Centro Pastoral da Área Missionária de Santa Helena foi estruturado e equipado para acolher o projeto, sendo composto pela equipe: uma profissional Coordenadora, dois Orientadores Sociais, uma Cozinheira, 01 Psicólogo, 01 Assistente Administrativo, um Motorista e ainda, além do apoio de uma Assistente Social e uma Pedagoga para ajudarem nos planejamentos e avaliação das demandas. Vale salientar que a equipe busca manter as medidas de precaução com todos os cuidados em relação à higiene do local.

Ação de Rua

Abordagem social é realizada por meio de busca ativa, identificando incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, adultos em situações de rua, violência (física, sexual e/ou psicológica), entre outras. Dando o acompanhamento especializado para o desenvolvimento de sociabilidades, fortalecimento ou construção de vínculos interpessoais e/ou familiares e encaminhamentos à rede de serviços socioassistenciais.

A pandemia do novo coronavírus/Covid-19, que assola o mundo e o Brasil, impacta diretamente o setor da economia, a geração de emprego e renda, e sobremaneira a vida de toda a população. No Brasil, e no Amazonas, os reflexos deste tempo nefasto impactam diretamente tanto na vida das populações urbanas como na vida das populações ribeirinhas; de modo particular, nas populações das áreas periféricas.

As recomendações de isolamento, higienização andam juntas com as políticas públicas de urbanização e políticas assistenciais, bem como este período pandêmico revela, sobretudo, o que estava “ali, bem ali à nossa frente”; o que já atingia, e agora é revelado com maior visibilidade, se relaciona diretamente à ausência de políticas sociais para a população, em forma particular, à população em vulnerabilidade; o desemprego, o subemprego, a ausência de moradia, de abastecimento de água e de saneamento básico; o ato de lavar as mãos e a proteção de um teto não é igual para todos/as. Numa região onde parte considerável da população vive com menos de um salário mínimo e muitas famílias têm seus provedores (as) desempregados/as ou subempregados/as. Assim, esse momento exige medidas emergenciais de grupos, instituições sociais que estão “lá na ponta, com pé na lama”, medidas que venham como suporte e a parceria com as políticas governamentais que se voltem para toda a classe trabalhadora e reafirmem a inclusão da população, em especial, das pessoas em situação de rua; as crianças, adolescentes e a juventude oriundas das famílias com extrema vulnerabilidade social. 

Este relatório reescreve, registra um pouco da ação desenvolvida pela equipe de abordagem social que atua diretamente no combate às situações de violações de direitos, fortalecendo a proteção especial na média complexidade pelo movimento Comunitário Vida e Esperança.

Centro de Formação AWA'RÉ

O Polo de Atendimento CENTRO DE FORMAÇÃO AWA’RÉ promove atividades socioeducativas, recreativas e de cidadania, por meio da organização de oficinas de arte, música e esporte, além de formações e treinamentos com temas transversais. É voltado para crianças de 7 a 11 anos e adolescentes de 12 a 16 anos, além de disponibilizar cursos de informática e profissionalizantes acessíveis a toda a comunidade. O projeto opera de terça a sexta-feira, das 7h20 às 17h, oferecendo café da manhã, refeições rápidas e almoço. 

Este projeto possui um laboratório de informática, que serve 4 turmas de informática básica e avançada em colaboração com o CETAM, com a capacidade de atender 320 educandos anualmente. 

O MCVE conta com o suporte da Arquidiocese de Manaus, do Gruppone Missionário (Itália), de fundos públicos e de contribuições voluntárias.
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