Este projeto visa atender crianças de 4 a 12 anos e tem como objetivo desenvolver atividades sócio pedagógicas para que sejam transformadores de suas vidas, com atitudes que promovam a cidadania, dignidade e protagonismo infanto-juvenil. De maneira lúdica, é incentivada a expressão, interação, aprendizado, sociabilidade e proteção social.
As atividades proporcionadas à luz da pedagogia e psicologia são, por assim dizer, o regar na existência do Ser Humano, buscando no fundo deste Ser, todas as suas potencialidades, quebrando, por vezes, a herança familiar de violência, negligência, tornando-os assim, capazes de transformarem suas vidas.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto foi baseada nas teorias de Paulo Freire, Piaget e Maria Montessori, partindo das necessidades das crianças e adolescentes, realizando atividades semanais. Com as educadoras, são feitos planejamentos mensais valorizando a ludicidade e os conhecimentos populares para que as crianças e adolescentes possam sentir-se incluídos e respeitados na forma de expressarem-se no mundo, com o propósito de prevenir contra as vulnerabilidades sociais.
São buscadas maneiras para que ocorra o processo de assimilação dos conteúdos, para tal são utilizadas rodas de conversa que possibilitam a primeira interação com as crianças sobre a temática, procurando sempre motivá-los a falar; desenhos e pinturas; sejam livres ou direcionadas, em que a criança aprenda de forma prazerosa os conteúdos. A arte engloba todas as concepções, expressões e a sensibilidade do ser humano de como ele permite expressar uma ideia ou emoções.
Os textos dirigidos estimulam a produção textual, valorizando o papel do ser humano na sociedade, uma vez que é por meio de enunciados escritos que o indivíduo pode interagir em seu ambiente social. Na confecção de cartazes, é trabalhado de maneira a motivar o espírito de equipe, valorizando o potencial de cada criança na exposição e explanação dos seus trabalhos, fomentando a autoestima.
A Mediação de Leitura proporciona momento de conhecimento sobre o tema trabalhado; já durante as Atividades de Recreação, há a aprendizagem sobre todos os domínios do desenvolvimento. Brincando, ela estimulará sentidos, aprenderá a usar os músculos, coordenará melhor a visão, adquirirá novas habilidades para melhor interpretar o mundo no qual está inserida.
Todos os dias, no projeto, é oferecido às crianças um momento após o lanche para que elas brinquem umas com as outras, a fim de que também as mesmas construam o processo de socialização.
Essas ações iniciam a partir do mês de janeiro, com a busca ativa por crianças em situação de vulnerabilidade social, por meio de um calendário previamente planejado pelas educadoras sociais. A partir das visitas, são analisados os dados, buscando-se atender aqueles e aquelas que mais necessitam dos serviços. As atividades lúdicas e cidadania acontecem de terça a sexta-feira, resguardando as segundas-feiras para a construção do planejamento mensal, visitas domiciliares, formação e avaliação.
As atividades realizadas têm como propósito possibilitar às crianças e adolescentes o desenvolvimento da leitura e da escrita de forma lúdica e artística. Com a inserção de temas transversais. Como atividade extraclasse, são realizados passeios culturais com o intuito de oferecer momento de entretenimento para as crianças ao mesmo tempo em que aprendem sobre a cultura regional.
As famílias participam desse processo de aprendizagem por meio das participações em encontros de fortalecimento dos vínculos, proporcionando formações sobre “Educar sem violência” como forma de construir a paz na família, além de temas importantes para a compreensão do desenvolvimento das crianças e sua proteção, por meio da facilitação dos profissionais de psicologia e serviço social, que acompanham os relatos das educadoras e das famílias. Ainda, as famílias participam de grupos terapêuticos como forma de obter ajuda emocional diante das suas fragilidades. São intervenções utilizadas para promover a saúde mental e emocional, sendo resultado das visitas domiciliares, quais se identificou o crescente índice de mulheres com sintomas depressivos e de ansiedade, refletindo na qualidade das relações familiares.