O objetivo do projeto Atividades Lúdicas e de Cidadania (ALC) é criar um ambiente seguro e acolhedor onde a criança possa expressar livremente seus sonhos, anseios, vontades, necessidades, descontentamentos e
diferenças, sob a supervisão de educadores e equipe psicossocial.
Realiza abordagem social através da busca
ativa identificando incidência de trabalho
infantil, exploração sexual de crianças e
adolescentes, adultos em situações de rua,
violência (física, sexual e/ou psicológica),
entre outras. Dando o acompanhamento
especializado para o desenvolvimento de
sociabilidades, fortalecimento ou
construção de vínculos interpessoais e/ou
familiares e encaminhamentos à rede de
serviços Socioassistenciais.
Durante o ano são realizados cursos de corte de cabelo, auxiliar administrativo, operador de caixa, doces e salgados, informática e outros.
Mais do que um esporte, o Jiu-Jitsu Social promove a leitura, a escrita, o respeito, a melhoria do comportamento e, sobretudo, o reforço dos laços familiares e comunitários. Além disso, assim como outras formas de artes marciais tradicionais, ajudam a melhorar o condicionamento físico das crianças.
A festa é realizada em outubro, envolvendo todos os educadores e assistidos pelos polos de atuação do MCVE. Anualmente, aproximadamente 300 crianças participam desta atividade.
Francisca Vaz, representante do MCVE, integra o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas - FEDCA-AM.
O MCVE segue comprometido com a salvaguarda dos direitos de crianças e adolescentes, tendo uma participação ativa nos Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA-AM, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS. A nossa meta é trabalhar em conjunto como organização da sociedade civil, dando prioridade à criança e ao adolescente em todas as situações.
A prática musical proporciona várias oportunidades para crianças e adolescentes em fase de desenvolvimento cidadã e educacional. Entre essas oportunidades, podemos destacar o desenvolvimento da capacidade motora, aprendendo a gerir seus movimentos musculares e agilidade.
Através da Oficina de Futebol, os alunos adquirem conhecimentos sobre responsabilidade, comprometimento, práticas de vida saudáveis e, progressivamente, inclusão. No MCVE, o esporte ainda é considerado uma poderosa ferramenta de educação, razão pela qual a prática de exercícios físicos é incentivada tanto internamente quanto externamente.
As oficinas de teatro são realizadas semanalmente para crianças e adolescentes do Centro de Formação Awa’ré/MCVE. O projeto desenvolveu competências corporais e vocais através da expressão teatral, além de desenvolver a expressão, a comunicação e a autoconfiança, preparando-os para o ambiente profissional e para a interação social.
O objetivo do Projeto Empodera Gera Ação é capacitar e fortalecer adolescentes e jovens oriundos da população socialmente vulnerável, levando em conta as diversas violações enfrentadas nas comunidades, com uma perspectiva interseccional que abrange
classe social, grupo racial, gênero, entre outros aspectos.