Manaus inaugura Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente “Lorena Ferreira Rodrigues”

Janiel Cundes • 22 de outubro de 2025

Espaço pioneiro no Amazonas reúne, em um só local, serviços especializados para acolhimento humanizado de vítimas e testemunhas de violência

Foto: Conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA)



Manaus ganhou nesta terça-feira (21) um importante reforço na rede de proteção à infância e adolescência: o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CIACA), que recebeu o nome de “Lorena Ferreira Rodrigues”. O espaço, anexo à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), está localizado na Avenida Via Láctea, Conjunto Morada do Sol, Aleixo, zona Centro-Sul da capital. Este é o nono centro integrado do tipo no Brasil e o primeiro administrado por um governo estadual.


O novo centro é resultado de mais de uma década de articulações entre instituições e profissionais que integram a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, empenhados em criar um ambiente de atendimento integrado e humanizado para vítimas ou testemunhas de violência. A proposta é evitar a revitimização, comum quando o atendimento se fragmenta entre diferentes órgãos — como o Instituto Médico Legal, delegacias e conselhos tutelares.

A presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Amanda Ferreira, destacou a conquista como um marco histórico:


“Poder dizer que cada criança que sofre violência nessa capital vai chegar a um espaço onde será atendida de maneira integral é algo transformador. Não conseguimos evitar toda forma de violência, mas podemos minimizar o sofrimento a partir do momento em que ela for acolhida com humanidade”, afirmou.


A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades estaduais e representantes da rede de proteção. O governador do Amazonas, Wilson Lima, encerrou os discursos enfatizando a relevância social do novo centro:


“Esse é o primeiro Centro Integrado administrado por um Estado. Mais do que números ou ineditismo, o que importa é sua finalidade: garantir atenção integral às crianças e adolescentes vítimas de violência”, declarou.


O Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE) também esteve presente na solenidade, a convite do CEDCA, do qual participa com um conselheiro titular e um suplente. A inauguração representa um avanço significativo na defesa dos direitos da infância e adolescência no Amazonas, reforçando o compromisso coletivo com a proteção, dignidade e escuta sensível das vítimas.

Confira, na íntegra, o discurso da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Por Janiel Cundes 13 de janeiro de 2026
Fundador do Movimento Comunitário Vida e Esperança esteve na Área Missionária de Santa Helena, onde atuou por 13 anos e marcou a história pastoral e social da Zona Norte da capital 
Por Janiel Cundes 23 de dezembro de 2025
Celebração reuniu colaboradores, voluntários e pessoas atendidas ao longo do ano no Centro Pastoral de Santa Helena
Por Janiel Cundes 16 de dezembro de 2025
O Dia de Convivência é um momento especial em que crianças e adolescentes apresentam atividades culturais desenvolvidas ao longo do ano nos projetos do MCVE.
Por Janiel O. Cundes 18 de outubro de 2025
Evento reuniu mais de 130 crianças com o tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca”, promovendo alegria, reflexão e resgate de brincadeiras tradicionais.
Por Janiel Cundes 25 de setembro de 2025
Ação solidária reuniu voluntários, educadores e comunidade em dia de atividades culturais e sociais
Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.