Pintando Nossas Quebradas

Ribamar Oliveira • 24 de junho de 2022

A atividade ocorrida contou com a participação de 67 pessoas

Diálogo: direito da criança e do adolescente

Direitos e deveres


Exposição;

Jane Nascimento- Assiste Social


Equipe de trabalho:

Francisca Vaz- coordenação/ psicopedagoga

Elias - Manutenções

Ribamar Oliveira- educador popular

Joel- oficina de futebol

Sabrina - oficina de futebol

 

Síntese: Ribamar Oliveira


Na atual conjuntura econômica e política, por qual passa o País, onde impera o descompromisso do governo brasileiro com os direitos humanos a perda de direitos, a falta de trabalho e pão para as famílias pobres, o expressivo aumento da cultura de violência, necessitamos fortalecer as lutas populares e "avançar para águas mais profundas” no enfrentamento a estética da opressão que ameaça o futuro das nossas crianças, adolescentes e jovens que habitam as periferias da área onde atuamos; é urgente transformar as artimanhas que escravizam, mutilam, e impõem modos de enxergar a vida dos mais pobres.


Assim, para fortalecer a luta de compromisso com a vida, a manutenção dos direitos da criança e do adolescente; realizamos hoje, dia 23 de junho de 2022, a terceira atividade relacionada ao plano de ação Pintando Nossas Quebradas. A atividade ocorrida contou com a participação de 67 pessoas, entre crianças, adolescentes e educadores do Centro de Formação Awa’ré, nos turnos matutino e vespertino.


O plano de ação Pintando Nossas Quebradas tem como objetivo: Promover atividade artística, cultural e formativa, pintando nossas quebradas, com a narrativa e expressão da defesa de direitos da criança e do adolescente, para fortalecer os vínculos pedagógicos e construtivos com as crianças, adolescentes, família e comunidade atendidas na desconstrução da cultura de violência, pela via informativa, com aplicação de pintura no muro externo da quadra desportiva do Centro de Formação.


Desta forma, seguindo o plano metodológico, a oficina, palestra expositiva de hoje contou com a valorosa contribuição da Assistente Social, projeto de Abordagem Social – MCVE, Antônia Jane, que envolveu os participantes com seu carisma numa rica dinâmica de exposição sobre os direitos da criança e do adolescente. Também teve a boa contribuição da oficineira de violão, educadora Sabrina, que fez dinâmicas de motivação com as crianças, adolescentes das duas oficinas, violão e futebol.


Na avaliação destacamos a importância desse momento como sendo mais um passo dado na construção da cultura de paz e no fortalecimento de uma educação formadora de opinião sobre os deveres do Estado, direitos das crianças e adolescentes.



Nosso compromisso será o de manter processos de formação que impliquem em:


Educar para o diálogo e fortalecimento dos atuais sujeitos, crianças, adolescentes, jovens e família, visando assim o surgimento de novos atores e atrizes com consciência crítica

Ajudar a família e o adolescente a redescobrir o propósito da vida; repensar metas e empreender soluções

Da nossa parte, como agentes do MCV, cabe viabilizar elementos educativos que visem atuar no campo do protagonismo pessoal e coletivo, como:


Trabalhar com a cooperação e integração dos envolvido (as) na atividade, isto desde a organização do espaço;



Centro de Formação Awa’ré


Ribamar Oliveira

Educador popular/ Awa’ré- MCVE.The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.

Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.
Por Janiel Cundes 10 de junho de 2025
A Campanha Faça Bonito celebrou seu 25º aniversário durante esses três dias de seminários
Por Janiel O. Cundes 3 de junho de 2025
A intervenção concentrou-se nos cuidados com a saúde mental, tendo como público-alvo os colaboradores e voluntários da Instituição
Por Janiel Cundes 26 de maio de 2025
O MCVE realizou um momento inesquecível de despedida, repleto de homenagens e emoção.