Layout do blog

Missa em Ação de Graças para Comemorar o Aniversário do MCVE

Movimento Comunitário • mai. 24, 2024

O MCVE completou 26 anos de existência e para comemorar, colaboradores, voluntários e amigos celebraram essa data na sede da Instituição.

Educadores(as) dos diversos projetos do MCVE, como também, amigos e voluntários, comemoraram nesta última quarta-feira (22), o aniversário do MCVE, com a realização de uma Missa em Ação de Graças, na comunidade Nossa Senhora do Rosário, pelos 26 anos de serviços prestados pela instituição dentro da Área Missionária de Santa Helena, Zona Norte de Manaus. A missa foi presidida pelo Pe. Eudo, pároco da Área Missionária de Santa Helena, com a participação dos padres, Carlinhos, Pedro (Presidente do MCVE) e padre Humberto (Vice-presidente do MCVE).


A procissão de entrada contou com a participação de educadores(as), que entraram com alguns símbolos característicos da caminhada do MCVE, em destaque as bandeiras do MCVE, Brasil e da Itália representada pela família de voluntários do Gruppone Missionário, parte fundamental da caminhada do Movimento, assim como, os representantes dos diversos projetos do MCVE. Da mesma forma, educadores(as) trouxeram os nomes de cada projeto e apresentaram no altar como ato de ofertório. No final da missa, a professora Otalina, voluntaria do MCVE desde sua fundação, deu um depoimento emocionada; “Lendo o histórico do MCVE, passou um filme na minha cabeça, quantas realizações esse Movimento já passou e continua realizando diariamente”, relatou.


Logo após a missa, os convidados puderam desfrutar de um delicioso lanche na sede da Instituição, preparado pelas mães voluntarias do MCVE. Na ocasião, algumas pessoas fizeram questão de fazer uma homenagem ao movimento, parabenizaram pelas ações que o MCVE desenvolve, pelos educadores que se dedicam diariamente nos serviços ofertados e pelos voluntários que atuam com muito carinho nas atividades.


Breve histórico da instituição


O Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE), é uma instituição sem fins lucrativos, com sede na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, iniciou suas atividades em 1997, por iniciativa dos coordenadores(as) de duas Áreas Missionárias, Santa Mônica e Santa Helena, que outrora atuavam juntas sob a gestão do Pe. Riccardo Zanchin (Diocese de Treviso/Itália), Fundador do MCVE, com o propósito de ser um pilar social da Arquidiocese de Manaus, ajudando jovens, crianças, adolescentes e suas respectivas famílias a enfrentarem numerosas situações de vulnerabilidades sociais existentes na região. No ano seguinte (1998), a instituição foi oficialmente registrada em cartório recebendo seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Assim, foi fundado o MCVE, 22 de maio de 1998.


A partir da fundação do MCVE, suscitou nas duas Áreas Missionárias, o desejo de contribuir com o processo de mitigação das vulnerabilidades sociais sofridas pelas comunidades oriundas de ocupações ilegais de terras, de onde originou-se as grandes periferias da Zona Norte de Manaus, buscando incentivar os moradores dessas áreas, a tomarem iniciativas e criarem atitudes que promovam e defendam a cidadania e a dignidade de todos e todas. Para mais, o MCVE oportunizou o acesso a diversas atividades que impactaram positivamente na vida de inúmeros indivíduos e respectivamente no desenvolvimento comunitário, como por exemplo, a implementação do projeto Atividades Lúdicas e de Cidadania, Projeto Horta, Projeto Raio de Luz, Projeto para Democratização da Informática, Escolas de Futebol, projetos de proteção ao Meio Ambiente “VAPET (vassouras de PET), Reciclagem é Vida e Equipe de Meio Ambiente (EMA), grupo de apoio a mulheres vitimizadas “Guerreiras Amazônica em Movimento (GAM)”, projeto Fazendo Arte na Comunidade, projeto Ler para Crescer, polo do programa Mudando a História (Fundação Abrinq), projeto Menos Lixo, Mais Vida” e outros.   

   

Desde então, a inquietação com a falta de políticas públicas nessas regiões engendrou a forma de atuação do MCVE, que tem como característica principal, combater a privação dos direitos das minorias, sobretudo as que atingem crianças e adolescentes. Para tal fim, o MCVE busca propor determinadas discussões com participação mais ativa nos fóruns, conselhos, redes e espaços de fortalecimento da sociedade civil. Ademais, o MCVE continua desenvolvendo atividades na modalidade de Proteção Social Básica e Proteção Especial de Média Complexidade, agindo direto na base, onde acontecem as vulnerabilidades sociais, com uma atuação descentralizada, através das seguintes ações: Abordagem Social (atendendo pessoas em situação de rua), Projeto Esperançar, quatro (4) polos de Atividades Lúdicas e de Cidadania e um (1) Polo Centro de Formação AWA’RÉ, para Criança e Adolescente.

Por Movimento Comunitário 21 mai., 2024
O Seminário apresenta dados importantes sobre a violência contra criança e adolescente no estado
Por Movimento Comunitário 21 mai., 2024
Serão realizadas três oficinas sobre cultura de origem negra
Por Movimento Comunitário 21 mai., 2024
As crianças e os adolescentes atendidos nos projetos do MCVE, interagiram com os palestrantes e participaram de oficinas sobre o 18 de maio
Por Movimento Comunitário 06 mai., 2024
O evento contou com a participação de diversas entidades da sociedade civil e governamentais.
Por Movimento Comunitário 06 mai., 2024
A capacitação foi ofertada pela SEJUSC e ministrada pela Oliveira Foundation para mais de 150 pessoas, representantes de organizações da sociedade civil e governamental.
Por Movimento Comunitário 30 abr., 2024
O MCVE foi eleito para compor o conselho municipal da assistência social como representante da sociedade civil
Por Sabrina Elaine 30 abr., 2024
Essa atividade foi realizada pelas Aldeias Infantis SOS, com a participação dos adolescentes do Centro de Formação do MCVE Awa’ré
Por Movimento Comunitário 28 mar., 2024
Os peixes foram distribuídos entre as famílias cadastradas na Instituição acompanhadas pelo psicossocial
Por Movimento Comunitário 08 mar., 2024
Data símbolo das conquistas que as mulheres adquiriram ao longo do século XX
Por Janiel Cundes 22 fev., 2024
Os membros têm como principal objetivo assegurar a promoção de políticas de proteção aos direitos da população infanto-juvenil do Amazonas
Mais Posts
Share by: