UFAM realiza 1º Simpósio sobre Violências e Direitos Humanos SIMVIDH

Movimento Comunitário • 3 de dezembro de 2024

Adolescentes do MCVE participaram da abertura do evento com apresentação cultural

O Simpósio aconteceu nos dias 26,27 e 28 de novembro, no Auditório Rio Solimões (IFCHS), com o objetivo de refletir sobre as violações de direitos humanos e como isso afeta a realidade de crianças e adolescentes na Amazônia. Os adolescentes do centro de formação Awa’ré/MCVE, participaram da abertura do evento com uma apresentação cultural e das atividades desenvolvidas durantes os 3 dias de simpósio. 


 “É muito importante a presença dos adolescentes em espaços que discutam as garantias de direitos, porque isso oferece uma oportunidade única para que os adolescentes possam participar ativamente, contribuindo com suas perspectivas e experiências, além de gerar conscientização sobre os direitos, entendimento dos direitos e deveres, empoderamento e desenvolvimento de autoconfiança e autonomia, participação cidadã preparação para exercer cidadania ativa, desenvolvimento crítico, análise crítica de problemas sociais”, comentou a educadora social Sabrina Elaine. 


O adolescente Andrey da Silva Batista, participante da oficina de jiu-jitsu do MCVE, falou sobre sua participação no evento. “Minha experiência nessa atividade foi algo bem único. A palestra foi muito interessante, mas em particular, eu gostei da parte do Mário Vulpe sobre o sistema de garantia de direitos das crianças e dos adolescentes. Além disso, entrar numa universidade como a UFAM foi uma experiência inigualável. Sendo sincero, eu também gostei muito do segundo e último dia, especialmente da apresentação sobre o trabalho infantil.”


E acrescentou:


“Um ponto que me chamou bastante a atenção, foram as apresentações dos alunos da UFAM no primeiro dia, foi muito diferente ver a forma como eles expuseram seus assuntos. Isso me fez refletir ainda mais sobre o que eu quero seguir em relação ao curso que pretendo fazer no futuro. Enfim, a conclusão que posso chegar é que eu amei esse simpósio.”


Gleiceane Nobre da Rocha, adolescente da oficina de violão do MCVE, fez questão de agradecer pela oportunidade de participar desse evento. “Quero agradecer a minha professora de violão professora Sabrina, agradecer os educadores que nos deram essa oportunidade de conhecer a tão sonhada UFAM. Cada momento foi muito interessante, cada palestra e apresentação. Muito obrigada por terem nos concedido essa oportunidade de conhecer várias pessoas importantes, pela oportunidade de ouvir, conhecer e aprender coisas que nem imaginávamos. Foi uma grande experiência, fiquei muito feliz por cada momento, cada palestra, cada trabalho feito pelos alunos, a oficina que participamos, a cada momento que tivemos juntos naquele lugar foi especial pra mim. Muito obrigada por ter me concedido esse sonho ao qual eu tanto desejava realizar, obrigada a todos que nos ajudaram tanto como no transporte, na refeição e claro, no estudo e conhecimento. Obrigada a todos”, escreveu.   


O evento também contou com a participação de Débora Souza Ponce de Leão, Delegada Adjunta na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente – DEPCA - Manaus-AM, Mário Volpi, Filósofo e Mestre em Políticas Sociais e Coordenador do Programa de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes e Jovens da UNICEF no Brasil. Foi Coordenador do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e membro do grupo de redação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Autor e organizador dos livros: O Adolescente e o Ato Infracional; Sem Liberdade, Sem Direitos; A normativa Internacional sobre Adolescentes em Conflito com a Lei e outras publicações relacionadas aos direitos de adolescentes e jovens. Ainda, Marcela Dias de Albuquerque, pedagoga do projeto Içá Ação e Proteção, especialista em: Gestão e supervisão escolar, Tecnologias digitais aplicadas à educação. Francisca Maria Coelho Cavalcanti, Professora da Faculdade de Educação – FACED/UFAM, entre outros.

Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.
Por Janiel Cundes 10 de junho de 2025
A Campanha Faça Bonito celebrou seu 25º aniversário durante esses três dias de seminários
Por Janiel O. Cundes 3 de junho de 2025
A intervenção concentrou-se nos cuidados com a saúde mental, tendo como público-alvo os colaboradores e voluntários da Instituição
Por Janiel Cundes 26 de maio de 2025
O MCVE realizou um momento inesquecível de despedida, repleto de homenagens e emoção.