A importância da conservação do meio ambiente e as consequências da falta de políticas públicas para inibir a degradação da nossa fauna e flora, são pautas relevantes que sempre estiveram presentes nas ações desenvolvidas pelo MCVE, assim sendo, na manhã desta última segunda-feira (09/10), a Associação Filhos de Guadalupe esteve presente no Centro de Formação Awa’ré, para realizar uma formação sobre reciclagem e efeitos climáticos, com exposição das consequências que o lixo vem causando na vida das pessoas, principalmente das mais vulneráveis que vivem nas periferias do mundo. A formação foi ministrada pela professora Joelma Ferraz e acompanhada pela equipe de colaboradores da Associação Filhos de Guadalupe.
“Os efeitos climáticos afetam principalmente as pessoas mais pobres, elas são as primeiras a sentirem os efeitos das enchentes e do aquecimento global”, relata a Professora Joelma Ferraz.
A capacitação veio para reforçar a preocupação do MCVE com o meio ambiente e o aquecimento global, que buscará cada vez mais, através das atividades realizadas com as crianças e adolescentes, disseminar os cuidados que se deve ter para mitigar as ações degradantes que o nosso ecossistema vem sofrendo nos últimos anos.
“Na atividade lúdica do MCVE, eu desenvolvo diversas ações com as crianças, usando materiais que seriam descartados, utilizando-os como fantasias para peças teatrais e artes desenvolvidas pelas próprias crianças, desta forma, acreditamos que elas irão crescer com um senso de responsabilidade maior”, afirmou Ieda Correa, educadora do Polo Sagrado Coração de Maria do MCVE.
A formação contou com a participação de todos/as educadores/as do MCVE, que fizeram o encerramento da atividade realizando uma triagem de materiais recicláveis do ponto de coleta do projeto Awa’ré.