O MCVE participa do Ato do dia 08 de Março Dia Internacional da Mulher

Nazaré Castro • 10 de março de 2023

08 de Março Dia Internacional da Mulher

Na tarde do dia 8 de março, o MCVE participou do Ato Público, organizado pelos Movimentos de Mulheres, “Mulheres pela Democracia”, que aconteceu no Centro de Manaus, com caminhada que saiu da Praça da Saudade rumo ao Largo de São Sebastião em frente ao Tetro Amazonas. O ato em defesa e garantia dos direitos das mulheres propõe-se a lutar pela igualdade de gênero, o combate ao feminicídio e qualquer tipo de violência contra as mulheres, bem como, a inclusão da mulher na democracia dentre outras bandeiras de luta.


O dia 8 de março é uma data que evidencia as muitas conquistas femininas ao longo da história, mas auxilia pensar e alertar as sociedades sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo.


Origem da comemoração - A data foi escolhida depois de 8 de março de 1917, quando um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Petrogrado, na Rússia. Elas pediam melhores condições de vida e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial.

Atualmente no Brasil, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas (AGÊNCIA BRASIL, 2023). Portanto, mesmo com significativos avanços em políticas públicas e havendo mudanças nas relações de poder e de gênero, a violência contra as mulheres continua sendo uma questão de saúde pública com fortes fatores socioculturais. O contexto histórico, apesar de ter transcorrido no tempo, ainda incide na vida das mulheres subjugando-as e representando seus corpos como objetos de servidão e prazer. Esse assombroso cenário perpassa a ideia de estarmos longe de vivermos em um mundo onde o estar com o outro seja modelado por uma nova ética.



Apesar do contexto atual, vislumbra-se solturas das amarras pela inserção da mulher nos espaços de liderança e na construção de novos saberes, o que agrega impactos na produção cultural e na disseminação de representações mais dignas e respeitosas.

Apesar do contexto social levar para olhares negativos, há sempre a possibilidade de mudanças e renovações.

As mulheres vêm resistindo e persistindo reconstruindo laços através das dores, das partilhas de vida, das histórias e das novas gerações que veem ressoando caminhos possíveis para homens e mulheres reconstruírem relações com respeito e justiça, novas formas de estar com o outro.

Por Janiel Cundes 20 de maio de 2025
O Fórum teve a presença de todas as crianças e adolescentes assistidos pelo Centro de Formação Awa'ré.
Por Janiel Cundes 19 de maio de 2025
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o poder público e a sociedade civil se uniram em um Ato Público para promover a proteção e a conscientização
Por Meg Rocha 30 de abril de 2025
A ideia do “Empodera Gera Ação” é tornar o conhecimento jurídico acessível
Por Janiel Cundes 2 de abril de 2025
Nesse evento, os conselheiros do Comitê de Participação de Adolescentes do Estado do Amazonas - CPA/AM foram empossados.
Por Janiel Cundes 6 de março de 2025
Muitas reflexões surgiram em torno do tema "Fome de Ser Mais Humano", com o objetivo de aprimorar nossa sociedade para que seja mais justa e equitativa.
Por Janiel Cundes 27 de dezembro de 2024
A chuva até tentou atrapalhar, mas o evento aconteceu normalmente
Por Movimento Comunitário 27 de dezembro de 2024
A iniciativa contemplou as crianças do Polo Santo Expedito e Santa Dulce
Por Janiel Cundes 27 de dezembro de 2024
50 crianças do projeto de Atividades Lúdicas e de Cidadania estiveram presentes no evento
Por Janiel Cundes 26 de dezembro de 2024
A entrega aconteceu no Centro de Formação Awa’ré e atendeu todas as famílias acompanhadas pelos projetos de atividades lúdicas e oficinas de cidadania.
Por Janiel Cundes 13 de dezembro de 2024
MCVE realiza Dia de Convivência com apresentações culturais realizadas pelas crianças e adolescentes participantes das oficinas
Mais Posts