MCVE Participa da XI Conferência Municipal da Criança e do Adolescente com Apresentação Cultural dos Educandos da Oficina de Violão

Movimento Comunitário • 7 de dezembro de 2022

CMDCA promove XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Manaus


O Movimento Comunitário Vida e Esperança – MCVE, participou da XI Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, entre os dias 29 e 30 de novembro, com 13 pessoas, sendo 10 adolescentes que participam dos projetos, duas conselheiras do CMDCA que são representantes do MCVE e uma educadora, no auditório da universidade Nilton Lins em Manaus. Dos 10 adolescentes que participaram, 6 foram escolhidos como delegados ou suplentes para a XII Conferência Estadual da Criança e do Adolescente.


Ainda houve apresentação cultural com a participação dos adolescentes do MCVE, que tocaram duas músicas. Esses adolescentes participam das oficinas de música, duas vezes na semana no Centro de Formação Awa’ré que pertence ao MCVE.

 

XI Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, teve como o tema “Os direitos da Criança e do Adolescente em Tempos de Pandemia do Covid- 19". O encontro tem como finalidade verificar as violações e vulnerabilidades, as ações para a reparação e garantias de políticas de proteção integral, com respeito a diversidade e enfrentamento das violências. Garantia de direitos e que os mesmos não sejam negligenciados.


O encontro foi marcado por diversos momentos de reflexões, aprofundamento do tema e construção de propostas para que sejam providenciadas políticas públicas direcionadas para os mesmos.


Foram trabalhados 5 eixos sobre a Pandemia que nortearam os trabalhos em grupos.


Eixo I: Promoção e garantia dos Direitos humanos de criança e adolescentes no contexto pandêmico e após pandemia.


Eixo 2: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da covid- 19.


Eixo 3: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de Promoção e defesa de seus direitos, durante e após pandemia.


Eixo 4: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas, proteção e defesa dos direitos, considerando o cenário pandêmico.



Eixo 5: Garantia de recursos para as políticas voltadas para as crianças e adolescentes durante e após pandemia de covid 19.

Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.
Por Janiel Cundes 10 de junho de 2025
A Campanha Faça Bonito celebrou seu 25º aniversário durante esses três dias de seminários
Por Janiel O. Cundes 3 de junho de 2025
A intervenção concentrou-se nos cuidados com a saúde mental, tendo como público-alvo os colaboradores e voluntários da Instituição
Por Janiel Cundes 26 de maio de 2025
O MCVE realizou um momento inesquecível de despedida, repleto de homenagens e emoção.
Por Janiel Cundes 26 de maio de 2025
No aniversário do MCVE, voluntários, diretores, funcionários e parceiros da instituição marcaram presença.