Encontro de Entidades Religiosas

Movimento Comunitário • 31 de maio de 2022

Encontro de Entidades Religiosas que Realizam Ações Sociais na Arquidiocese de Manaus

Ocorreu nesta última sexta-feira, 27, as 8h30, no auditório Mãe Paula, da Arquidiocese de Manaus, o Encontro de Entidades Religiosas que Realizam Ações Sociais na Arquidiocese de Manaus, realizado pela Cáritas Arquidiocesana que propôs o encontro a fim de discutir a construção e a implementação de ações Inter setoriais, bem como, promover momentos de partilha entre as entidades, ouvir as necessidades e apontar caminhos para que as ações sejam realizadas em redes de colaboração.


Diácono Afonso apresentou os serviços que a Cáritas realiza como organismo da igreja e todo apoio prestado as entidades que desenvolvem ações sociais em diversos seguimentos, ressaltando a importância de se realizar um trabalho em conjunto com as entidades, pastorais sociais e movimentos, através de uma rede que possa servir de instrumento de colaboração mútua.


“É um desejo antigo da Arquidiocese de Manaus, diante da Cáritas, de fazer esse levantamento de todas as Instituições, movimentos e afins, que fazem essas ações sociais em nome da Igreja de Manaus, e a gente não tem conseguido. Fizemos uma tentativa na virada do ano, a fim de saber quem fez entrega de alimentos e a quantidade que foram entregues a partir dessa rede, mas nós não conseguimos, mas agora estamos retomando essa iniciativa, de forma presencial, com o proposito de juntar as Instituições e organizar as ações que são realizadas por todos dentro da Arquidiocese de Manaus. Então nosso desejo, e a gente espera muito conseguir essa união de todos esses envolvidos, de moto que possamos atender com mais qualidade o nosso povo que se encontra na periferia, se aproximando cada vez mais das pessoas mais empobrecidas, esse é o desejo da nossa igreja”, conta Diácono Afonso.


Após a apresentação do Diácono Afonso, os representantes das Instituições, Movimentos e Pastorais Sociais tiveram 3 minutos para apresentar suas organizações e serviços, dentre elas, estavam o MCVE (Janiel Cundes e Wanderlice Solartes), Nova Aliança, Casa do Idoso São Vicente de Paulo e diversas outras entidades que desenvolvem serviços de proteção básica, média e alta complexidade.


Uma iniciativa chamada “Olha a Sopa”, representada pelo Darbens, que distribui sopas para pessoas em situação de rua, discorreu emocionado sua experiência com essa ação e os motivos pelo qual realizam esse serviço.  


“A nossa primeira experiência servindo sopa para pessoas em situação de rua foi muito marcante, logo encontramos uma pessoa em frente a um supermercado e servimos uma sopa a ela, em seguida vimos dois jovens em uma espécie de lixão, também em situação de rua, mas que se apresentavam extremamente fracos por conta da fome, enquanto procuravam no lixo algo pra comer de forma desesperada. Percebemos que são muitos pontos da cidade de Manaus com pessoas em situação de rua. Percebemos também, que não há nenhuma preocupação dos governantes enquanto a essa situação e isso é muito preocupante”, relatou Darbens do Olha a Sopa.


Uma comissão foi escolhida para dar prosseguimento aos assuntos e encaminhamentos debatidos no encontro, como por exemplo, a implementação de uma Rede com todas as iniciativas que desenvolvem ações sociais ligadas a Arquidiocese de Manaus.  

Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.
Por Janiel Cundes 10 de junho de 2025
A Campanha Faça Bonito celebrou seu 25º aniversário durante esses três dias de seminários
Por Janiel O. Cundes 3 de junho de 2025
A intervenção concentrou-se nos cuidados com a saúde mental, tendo como público-alvo os colaboradores e voluntários da Instituição
Por Janiel Cundes 26 de maio de 2025
O MCVE realizou um momento inesquecível de despedida, repleto de homenagens e emoção.