EMPODERA GERA AÇÃO!

Meg Rocha • 30 de abril de 2025

A ideia do “Empodera Gera Ação” é tornar o conhecimento jurídico acessível

Imagina meninas e meninos, adolescentes, cientes de seus direitos e deveres, tendo noções básicas sobre a Constituição Federal/1988 – a Lei Maior do Brasil -, e de outras legislações que têm impacto direto em suas vidas! E mais, imagina elas e eles sabendo os meios para reivindicar não apenas os seus direitos, mas também de sua família, comunidade e escola! Esta é a proposta do Projeto Empodera Gera Ação que continuará suas oficinas, no polo de atendimento Centro de Formação Awa’ré/ Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE), neste mês de maio, com a temática “Direitos humanos/fundamentais, direitos sociais e desigualdade social”.


A ideia do “Empodera Gera Ação” é tornar o conhecimento jurídico acessível, sem o chamado “juridiquês”, de forma a possibilitar que as meninas e os meninos inseridos nas oficinas do MCVE possam identificar seus direitos garantidos na Constituição Federal, a violação destes, e sim, ao final, elaborar documentos aos órgãos competentes para fazer cumpri-los. Tudo isso por meio de uma metodologia envolvente, criativa e leve.


O Projeto teve início em setembro de 2024 com a oficina “Minha história de vida e os direitos”, onde as/os adolescentes apresentaram desenhos, falaram sobre sua identidade no mundo e pretensões para futuro, como a carreira profissional, o sonho de uma casa própria, além da exposição livre do que entendiam como “direitos”, juntamente, com a interação dinâmica do Coletivo Militância Jurídica que desenvolve o trabalho: as advogadas Márcia Dias, Nayleide Araújo, Maria Estefanni Nicolau, Meg Rocha, a bacharel em Direito, Natália Barreto, e o jovem universitário, João Humberto.


Para o coordenador do MCVE, Janiel Cundes, oferecer conteúdo de qualidade para as crianças e adolescentes sobre seus direitos e deveres, nesta fase de desenvolvimento, fará uma diferença positiva em suas trajetórias. “Ao fornecermos informação de qualidade estaremos formando cidadãos e cidadãs, do presente e do futuro, mais cientes de sua função social e também protagonistas de suas próprias vidas”, salientou Cundes.   


“É uma iniciativa enriquecedora! Vemos uma maior desenvoltura neles, um despertar para a sua realidade, e um incentivo de que podem ir muito além do que o ambiente impõe”, afirmou a coordenadora pedagógica do Centro de Formação Awa’ré, Francisca Vaz.


O tema da 2º oficina foi “A história do Direito e a minha vida”, e a 3º oficina tratou “Dos direitos humanos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) aos direitos fundamentais da Constituição Federal/1988”. Nesta última, utilizou-se uma espiral com imagens históricas coladas no chão contornando um mapa do mundo para falar de temas como: a 2º Guerra Mundial e sua interferência no cotidiano de todos os países e de cada pessoa até hoje, a história da adolescente judia Anne Frank e seu diário, a apresentação na TV de um pequeno trecho do filme “O menino do pijama listrado”, o pós-guerra com a DUDH; passando para a invasão do Brasil, a Ditadura Militar e a redemocratização do País. No decorrer das explanações foram abordadas definições como, por exemplo, o fascismo, o nazismo, racismo, genocídio.


A conclusão das atividades do projeto está prevista para julho de 2025, com a expectativa de levar as/os adolescentes para a sede do Legislativo, Executivo e Judiciário, e mesmo da Defensoria Pública do Estado, do Ministério Público do Estado.

Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.
Por Janiel Cundes 10 de junho de 2025
A Campanha Faça Bonito celebrou seu 25º aniversário durante esses três dias de seminários
Por Janiel O. Cundes 3 de junho de 2025
A intervenção concentrou-se nos cuidados com a saúde mental, tendo como público-alvo os colaboradores e voluntários da Instituição
Por Janiel Cundes 26 de maio de 2025
O MCVE realizou um momento inesquecível de despedida, repleto de homenagens e emoção.
Por Janiel Cundes 26 de maio de 2025
No aniversário do MCVE, voluntários, diretores, funcionários e parceiros da instituição marcaram presença.