Cerca de 3 milhões de brasileiros não possuem registro de nascimento, segundo o IBGE

Movimento Comunitário • 12 de julho de 2022

Brasileiros sem documento, "invisíveis" perante a sociedade

O índice de pessoas sem registro de nascimento no Brasil é muito elevado, segundo o IBGE, cerca de 3 milhões de brasileiros não possuem a certidão de nascimento. A base de todas as outras documentações de um cidadão passam pelo registro civil de nascimento, sem ele, o cidadão não consegue comprovar sua filiação e nem acessar aos seus direitos básicos garantidos por Lei.

O MCVE em sua trajetória conhece muito bem essa realidade, pois essa tem sido uma das grandes demandas provindas das famílias mais carentes acompanhadas pela instituição. Agora recentemente, o MCVE, através de sua Assistente Social Jane Nascimento, ajudou uma família na aquisição desses documentos. O caso retratado é de Dona Núbia, mãe de uma criança acompanhada pelo MCVE.


Dona Núbia tinha 3 filhos sem o registro de nascimento, recorreu ao MCVE para pedir ajuda, porque sem muitas condições financeiras, ela por si só, não conseguiria resolver mediante o tamanho da burocracia, uma vez que, dois de seus filhos sem registros, são adolescentes, um de 12 e outro de 17 anos. O filho mais novo, por sua vez, teve o documento retirado com mais facilidade. No caso dos mais velhos, foi necessário entrar com um pedido pelo Ministério Público, para tentar resolver o problema, mas por conta do período de pandemia, a defensoria suspendeu os horários de atendimentos presenciais, mas a nossa equipe conseguiu através do Telegram, orientações do próprio Ministério Público para encaminhar o caso. A Dona Núbia foi encaminhada para o 4º Ofício de Registro Civil do Estado do Amazonas, mas precisou antes disso gerar um boletim de ocorrência de todas as crianças pendentes de certidão.



Entre idas e vindas em delegacias e cartórios, passando por todo processo burocrático inerente desse tipo de situação, o MCVE conseguiu ajudar essa família a obter essas documentações. Dona Núbia e seus filhos, agora cidadãos de fato e direito, ficaram muito agradecidos ao MCVE, pois de fato, para uma família humilde e sem recursos para custear transportes aos órgãos competentes e todo o processo necessário, torna-se quase impossível obter êxito.


"Foi uma alegria muito grande pra mim e pra eles neh! Porque sem documentos eles não conseguiam participar de nada, nem de projetos que eles queriam, então eles estão muito felizes de ter conseguido todos os documentos. Nós só temos a agradecer ao MCVE por essa grande alegria", disse Dona Núbia.


Por Janiel Cundes 22 de outubro de 2025
Espaço pioneiro no Amazonas reúne, em um só local, serviços especializados para acolhimento humanizado de vítimas e testemunhas de violência
Por Janiel O. Cundes 18 de outubro de 2025
Evento reuniu mais de 130 crianças com o tema “Criança não Namora, Criança não Trabalha, Criança Brinca”, promovendo alegria, reflexão e resgate de brincadeiras tradicionais.
Por Janiel Cundes 25 de setembro de 2025
Ação solidária reuniu voluntários, educadores e comunidade em dia de atividades culturais e sociais
Por Janiel Cundes 9 de setembro de 2025
Com o tema CUIDAR DA DIMENSÃO ESPIRITUAL, o MCVE realizou seu segundo retiro do ano para educadores e voluntários da Instituição.
Por Movimento Comunitário 25 de agosto de 2025
Com essa atividade, o MCVE finaliza a campanha "Construindo a Paz na Família 2025", com a participação de todos os pais e responsáveis.
Por Ribamar, Educador Social 19 de agosto de 2025
O MCVE participa das atividades realizadas no centro de Manaus, que ocorrem anualmente em agosto, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Por Movimento Comunitário 19 de agosto de 2025
A atividade "Construindo a Paz na Família" contou com a presença das famílias envolvidas nos projetos Awa'ré, Santo Expedito, Santa Dulce e Nossa Senhora do Vale.
Por Movimento Comunitário 8 de julho de 2025
Além de celebrar o aniversário do ECA, o II Seminário tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, destacando a diversidade das infâncias na Amazônia.
Por Meg Rocha 7 de julho de 2025
Artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança/1989, Constituição Federal/1988 e ECA foram debatidos por meio de diversos atrativos lúdicos interativos
Por Movimento Comunitário 13 de junho de 2025
Foram contempladas 96 organizações neste Edital nº 001/2024.